Quando achamos que não tem mais como inovar, o Facebook apresenta mais uma novidade para seus usuários. Através de uma nova funcionalidade, desenvolvida através da tecnologia Lumos (que a principio era utilizada para melhorar a acessibilidade, para usuários com deficiências visuais) os membros da rede social conseguem realizar buscas por fotos através de palavras.

A própria postagem dos usuários, ajuda a tecnologia a assimilar quais conteúdos representam quais palavras e assim, a rede social vai evoluindo e permitindo o usuário verificar quais “fotos na praia” seus amigos e suas comunidades divulgaram, além de exibir os resultados para todas as fotografias públicas.

Embora essa funcionalidade de busca por fotografias através de seu contexto seja nova no Facebook, outros mecanismos de busca, como o Google, já a apresentaram antes. Você já pode testar essa nova alternativa de busca nos aplicativos para celulares e através da versão Web.

A empresa de Mark Zuckerberg já pensa em desenvolver essa nova funcionalidade para outras companhias, que desejam obter pesquisas e dados mais aprofundados sobre o compartilhamento de fotografias com seus produtos ou serviços.