Brasil tem grande risco de sofrer apagão digital, segundo especialistas

Os ataques virtuais que ocorreram na última sexta-feira, dia 12 de Maio, colocaram em risco a segurança de milhões de usuários da web ao redor do mundo. O Brasil, que sempre parece estar um pouco alheio aos problemas, foi seriamente afetado e corre risco de sofrer esse chamado apagão digital, principalmente devido a falta de consciência de usuários brasileiros, com relação à importância da segurança de seus dados. Um exemplo claro disso, é a grande facilidade encontrada pelos hackers para entrar em nossos sistemas protegidos por senhas fracas e padronizadas, como “admin” ou “123456”.

Especialistas afirmam categoricamente, que o Brasil está atrasado, pois não possui muitos mecanismos eficientes no combate aos hackers e aos crimes digitais. Essa falta de proteção combinada com a falta de conhecimento dos usuários, ajudar a deixar sistemas e websites protegidos por senhas a mercê desses hackers.

Este apagão digital, seria feito através de diversos dispositivos hackeados, que seriam utilizados para atacar grandes empresas ou órgãos governamentais. Mesmo considerando que estes alvos teria recursos de proteção consideravelmente avançados, não conseguiriam evitar um ataque dessa grandeza. No final, é tudo uma questão de largura de banda.

Ameaças Mais Graves

Uma situação crítica, seria a invasão de uma rede de uma grande empresa por qualquer pessoa. Nessa hipótese, não estamos considerando a invasão de apenas um computador, mas sim de todos computadores e dispositivos conectados a essa rede, como impressoras, scanners, etc..

Para se ter uma ideia da eminencia deste tipo de ataque virtual, existe banco de dados público divulgado na web, que relata uma série de dispositivos que estão desprotegidos no Brasil. Neste banco de dados, temos uma grande relação de senhas para invadir redes empresariais, impressoras, computadores, scanners, acessar imagens de câmeras de segurança, etc.. Falta apenas um hacker com “coragem” para coordenar uma invasão.

As autoridades já foram alertadas e estão tratando o assunto com prioridade, uma vez que entendem a gravidade da situação e consideram que ataques como este a hospitais e empresas ligadas a área da saúde, podem afetar pessoas até fisicamente, quando existe a possibilidade de modificar a programação de aparelhos de um hospital, por exemplo.

segurança de dados marketing digital

Governo e empresas responsabilizados

Diferentemente dos EUA e de outros países da Europa, como a Inglaterra, que possui leis mais duras para penalizar quem cometer crimes cibernéticos, o Brasil ainda está bem atrasado na legislação elaborada para o combate desses criminosos. Tanto o governo, quanto as Companhias que são provedores de internet, agem como a população brasileira e parecem ignorar a importância de manter seu computador, sua rede e seus sistemas seguros.

Como se proteger

Mantenha seu computador e seus softwares de proteção (como antivírus) atualizado e faça a alterações periódica de suas senhas, utilizando letras, número e símbolos, além de tomar cuidado para abrir qualquer arquivo que você recebe por e-mail ou através de qualquer canal da web, pois este arquivo pode estar contaminado com algum vírus que pode permitir a invasão e inspeção do seu computador e de sua rede.

mantenha seus dados seguros marketing digital