Ao visualizar a imagem abaixo, você jamais iria imaginar que ela foi editada ou tratada por um sistema de inteligência artificial. Os resultados atingidos pelo sistema inventado pelo Google, são incríveis e foram colocados a prova diante de diversos fotógrafos profissionais, que o avaliaram o como satisfatório.

inteligencia artificial google guia-se brooklinA avaliação ocorreu da seguinte forma: O Google exibiu as fotos editadas pela máquina para estes fotógrafos profissionais, que disseram que 40% foram tratadas de maneira idênticas a uma imagem que fosse editada por profissionais de alto gabarito. Tal fato foi muito comemorado pelos engenheiros do Google, inventores desse sistema.

A característica que mais chamou a atenção de todos, é que esta inteligência artificial consegue aplicar ajustes de significado contextual, que normalmente seriam detectados e elaborados através da análise e da sensibilidade humana, em diferentes partes de cada fotografia. Chega a parecer mentira, mas os fotógrafos viram com seus próprios olhos, que o sistema cria espontâneamente iluminações dramáticas e recursos visuais como se fosse um artista. Tais recursos, deixam as imagens realmente mais atraentes, ao invés de somente aplicar um filtro na fotografia (como faz o Instagram e alguns outros aplicativos de edição de fotos) ou fazer alguma edição previsível a imagem.

Existe a possibilidade dessa inteligência artificial ser incorporada de alguma forma ao Google Photos, ou ao outro aplicativo de edição móvel da empresa: O Snapseed